A triste partida
do Rei do Baião
A Região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil, com área total de 1 554 291,744 km², equivalente a 18% do território nacional. Possui a maior costa litorânea do país e o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A região foi demarcada em quatro sub-regiões, observando-se aspectos característicos de cada área: Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte.
A costa litorânea é muito conhecida pela suas belas paisagens, sendo destino de muitas pessoas nas férias, brasileiros e estrangeiros, o principal fator que contribui no turismo local.
Região Nordeste na área destacada do mapa.
Seca na Região Nordeste do Brasil.
No sertão, onde nasceu Luiz Gonzaga, o clima é semiárido e com poucas chuvas, chegando a mais de 40 graus no verão. Entre 1979 a 1984 sofreu longos períodos de seca e até hoje são frequentes as estiagens, fazendo com que o solo seja seco e pedregoso.
A vegetação mais predominante é a caatinga, típica do sertão, que tem como principais espécies o pereiro, a aroeira, as leguminosas e as cactáceas, uma formação de vegetais de regiões secas, mas rica ecologicamente. Porém nas demais regiões, pelo clima ser quente, mas com chuvas, podem ser encontrados biomas diferentes, que variam entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
Devido à falta de chuvas, o sertão há muito tempo é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, retratado em "A triste partida do Rei do Baião". Luiz Gonzaga, em suas músicas, foi uma importante voz de denúncia e de cobrança por atitudes mais solidárias e políticas de estado que superassem a situação de miséria.
Os cursos d’água do sertão são, geralmente, formados por rios temporários (também chamados de intermitentes), com exceção do Rio São Francisco. No vale desse rio, nas cidades de Petrolina, em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, em pleno sertão nordestino, se desenvolvem a agricultura de irrigação, com o cultivo de muitas frutas como uva, manga, melão e mamão, que abastecem o mercado interno, sendo também grande parte exportada.
Sobre o vale do Rio são Francisco, há uma famosa música na voz de Luiz Gonzaga, Petrolina Juazeiro:
Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina
Todas as duas eu acho uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro, e adoro Petrolina
Rio São Francisco dividindo as cidades de Petrolina (PE) -Juazeiro (BA)
Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga, fica localizada no estado de Pernambuco, na divisa com o estado do Ceará na área do sertão nordestino.
Fundada em 1907, possui atualmente cerca de 32 mil habitantes, segundos dados do IBGE de 2015. Passou por uma grave crise no século XX devido a lutas políticas entre três famílias: Alencar, Sampaio e Saraiva, o que provocou um atraso da cidade em relação a outras da região, como Araripina, Ouricuri e Salgueiro, mas vem tentando reconquistar seu espaço novamente na microrregião de Araripina com a cultura, por meio de Luiz Gonzaga.
A cidade abriga o Parque Aza Branca (com z mesmo, em homenagem a Luiz) e o Museu do Gonzagão, que detém o maior acervo da vida e obra de Luiz Gonzaga.